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Condições de Garantia

 

A garantia do produto tem início na sua data de aquisição e só poderá ser utilizada mediante a apresentação da prova de compra (factura original). Deverá guardar a factura juntamente com o documento de garantia.

Todos os produtos comercializados pela RubInfor, beneficiam de uma garantia de conformidade durante o prazo de 3 (Três) anos a contar da data de entrega do bem vendido, de acordo com o disposto no artigo do Decreto-Lei nº 84/2021, de 18 de Outubro, sendo que nos dois primeiros anos mantem-se a presunção legal a favor do consumidor (o consumidor não terá de provar que o defeito existia aquando da entrega do bem).

Salvo algumas exceções determinadas pelos fabricantes cujo prazo poderá ser inferior ao previsto pelo decreto mencionado, nomeadamente para clientes/ contribuintes empresariais. 

Para os produtos considerados de desgaste (ex: baterias, spares), assim como alguns modelos de portáteis, a sua garantia é imposta pelo o fabricante, no qual o cliente será informado do seu prazo de garantia antes da sua aquisição, ou indicado na ficha informativa em cada produto no site da RubInfor.

A RubInfor garante a conformidade dos produtos comercializados nos termos da lei. No caso de produtos sem suporte directo ao Cliente e os computadores assemblados pela RubInfor, a assistência técnica é efectuada nas nossas instalações (Garantia prestada pela RubInfor). Há marcas que têm um sistema de garantia/suporte directo ao Cliente (Garantia prestada pelo Fabricante), em que a assistência técnica é assegurada pelas próprias marcas.

Para além das garantias obrigatórias previstas por lei, os produtos comercializados pela RubInfor beneficiam também das demais condições de garantia oferecidas pelos respectivos fabricantes, mas neste caso apenas os fabricantes poderão ser responsabilizados pelo seu cumprimento.

Recomendamos que anote o número de série do equipamento e o guarde junto ao recibo de compra, uma vez que os mesmos lhe serão solicitados em caso de futura reclamação, ao abrigo das garantias.

A RubInfor não é responsável pelos danos resultantes de uma utilização inadequada dos produtos por si comercializados, nem pela perda de quaisquer dados. Efectue regularmente "backups" da informação contida no seu computador de acordo com as instruções do fabricante.

Todos os produtos adquiridos na RubInfor, só serão reparados ou trocados ao abrigo das condições de garantia de cada um dos fabricantes após confirmação de avaria pelo departamento técnico.

Garantia prestada pela RubInfor - Se adquirir um produto na RubInfor que posteriormente se avaria devido ao funcionamento normal do equipamento, para usufruir da reparação em garantia deverá trazer ou fazer chegar até à RubInfor, esse equipamento com a factura de compra e com uma descrição detalhada da avaria, a RubInfor encarregar-se-á de testar o equipamento para confirmar a avaria e fará a expedição do equipamento para o fornecedor/fabricante. O processo de reparação em garantia, normalmente demora até 30 dias.

No caso de produtos descontinuados, a troca poderá ser feita por um produto equivalente ou superior ao actualmente em comercialização, no entanto, esta troca é exclusivamente da responsabilidade do fornecedor/fabricante. Poderá igualmente ser efectuada nota de crédito para que o cliente possa adquirir posteriormente outro(s) artigo(s).

Independentemente do equipamento ter ou não ter garantia, sempre que este seja rececionado para reparação e não seja detectada nenhuma avaria, ou que esta tenha sido causada por utilização incorrecta, poderá ser cobrada uma taxa para cobrir custos logísticos.

Os consumíveis compatíveis, sejam toners ou tinteiros usufruem de 1 ano de garantia, contra defeitos de impressão, e cuja capacidade de toner ou tinta não seja inferior a 30%. Estes serão sempre testados pelo fornecedor, que após confirmação de avaria efectua uma nota de crédito ou troca.

As reparações ao abrigo da garantia serão efectuadas utilizando componentes novos ou usados, mas com desempenho e fiabilidade semelhantes ou superiores à (s) peça (s) defeituosas. Estes componentes estão garantidos contra defeitos de fabrico e montagem pelo restante período de garantia do computador no qual são instalados. As reparações dos computadores RubInfor são efectuadas nas nossas instalações.

O restabelecimento da operacionalidade dos equipamentos avariados será garantido para o Windows (todas as versões) da Microsoft. No caso de computadores comercializados sem Sistema Operativo, será sempre da exclusiva responsabilidade do Cliente a respectiva instalação e configuração.

A RubInfor nunca poderá ser responsabilizada por ´´ danos em ´´ ou ´´ perda de ´´ quaisquer programas ou dados, estando expressamente excluídas quaisquer responsabilidades ou garantia de funcionamento ininterrupto, ou sem erros, do software integrado, pré-instalado ou fornecido juntamente com o equipamento. A garantia está limitada no máximo à substituição de um suporte de armazenamento de dados que se tenha avariado.
A responsabilidade pela completa protecção dos dados, incluindo qualquer aplicação e sistema operativo é da exclusiva responsabilidade do Cliente.

Garantia prestada pelo Fabricante – O fabricante estabelece um prazo de garantia para os seus produtos, contemplando todos os defeitos de fabrico na recepção do produto e avaria durante esse período. A garantia varia consoante o fabricante e o produto em questão.
Para accionar a garantia é necessário apresentar a factura de compra da RubInfor e embalagem e respectivo conteúdo (manuais e drivers).

Para facilitar deverá ter preparado as seguintes informações para fornecer ao operador:

- Data de aquisição do produto
- Comprovativo de compra
- Identificação do modelo
- Número de série do produto

Em caso de avaria com um aparelho comprado na RubInfor e se o mesmo estiver dentro da garantia prestada pelo Fabricante, o Cliente tem a possibilidade durante o 1º e 2 ano, de mandar reparar o seu aparelho através de um centro autorizado pela marca em Portugal ou enviar o aparelho as nossas instalações (o processo pode ser mais lento). Durante os anos seguintes para produtos com garantia superior a 2 anos, o cliente deve enviar o aparelho para o Serviço Pós-Venda do fabricante em questão. Todos os equipamentos em garantia serão reparados directamente pelo Fabricante respectivo, cabe a RubInfor fazer a relação entre o Cliente e o Fabricante.

Marcas disponibilizam garantia/suporte directo ao Cliente:

Marca Contacto Observações
Acer 808 300 011 Ponto de assistência autorizado
Asus 211 156 011 Ponto de assistência autorizado
Apple 800 207 983 suporte
Brother 808 222 000 Recolha e entrega no cliente
Canon 214 245 190 Recolha e entrega no cliente
Epson 707 222 000 Recolha e entrega no cliente
HP 213 164 164 Recolha e entrega no cliente
Lenovo 218 927 115 outro produtos 707 500 137
LG 808 785 454 Ponto de assistência autorizado
Philips 213 591 440 ou 800 780 902
Samsung 808 207 267 Ponto de assistência autorizado
Toshiba 214 721 730 Centro Assistência Técnica


Devoluções à garantia (RMA):

O Cliente pode solicitar o pedido de activação de garantia do seu produto preenchendo o formulário Pedido de RMA e enviar para o e-mail: geral@rubinfor.pt com a descrição da avaria.  Em ambos os casos e após confirmado pela RubInfor o processo de iniciação do RMA, o cliente tem que fazer chegar o produto até às nossa instalações em um prazo máximo de 7 dias após o pedido:

a) Transporte:
- É da responsabilidade do cliente fazer chegar às nossas instalações o produto em boas condições de acondicionamento.

b) Despesas de envio e seguro:
- As despesas de envio estão ao cargo do cliente. (exceto se o produto chegar ao cliente com avaria DOA)
- O aparelho viaja com a responsabilidade total do cliente.
- Aconselhamos a utilizar um meio de transporte que inclua seguro da mercadoria para prever danos ou extravios da mercadoria.
- A RubInfor suportará sempre as despesas de envio do equipamento de volta para o Cliente.

Exclusões à garantia:

- Resultantes de influências externas adversas: por exemplo, picos de tensão, inundações, trovoadas, etc.
- Consequência de acidente: por exemplo, queda, água ou fogo.
- Avarias causadas por: mau manuseamento ou manutenção incorrecta por parte do Cliente ou terceiros.
- O Software está excluído de qualquer garantia.
- Os produtos perdem garantia caso removido etiquetas colocadas pelos Fabricantes ou Fornecedores.
 -Qualquer alteração ao produto de origem INVALIDA A GARANTIA. Por exemplo: remoção dos autocolantes com número de série ou outro tipo de etiqueta alusiva à garantia, adulterações provocadas por VMODS, incorreta instalação de dissipadores em gráficas e memórias, processadores e motherboards com pinos partidos/tortos, produtos incompletos, etc. Em todos estes casos o RMA é imediatamente RECUSADO

Recomendações:

- Em caso de dificuldades na instalação/utilização de algum produto, comece por certificar-se de que está a seguir todas as instruções contidas nos Manuais de Instruções do Fabricante, nomeadamente sobre a instalação e utilização do software apropriado. Se o problema persistir, contacte directamente o fabricante ou entre em contacto com o nosso suporte técnico.

- A RubInfor aconselha aos seus clientes a efectuar cópias de segurança periódicas de toda a informação armazenada no disco rígido do computador como medida de precaução contra eventual falha, alteração ou perda de dados. Recomendamos esta realização e a remoção de qualquer informação confidencial ou pessoal antes do envio de qualquer equipamento para reparação.

- No caso de uso de tinteiros compatíveis, a RubInfor aconselha os seus clientes a realizar pelo menos 1 impressão por semana, ou deixar a impressora em standby de forma a evitar a tinta secar na cabeça de impressão originando entupimento. 

Garantia de Serviços/Reparações:

A garantia de reparação é de 90 dias, a contar da data de finalização da prestação de serviço, sendo a garantia válida apenas para as peças substituídas (esta garantia limitada não afecta os direitos legais estabelecidos na legislação nacional). A garantia das reparações não contempla as seguintes condições:

- Uso indevido, danos causados por quedas, negligência, fogo, água, perturbações eléctricas, atmosféricas, etc.
- Danos causados por transporte efectuado pelo Cliente ou terceiros em sua representação.
- Utilização de opções ou consumíveis não apropriados ao equipamento em questão.
- Durante este período o equipamento tiver sofrido intervenção técnica, com mão-de-obra e peças alheias aos serviços da RubInfor.
- A reparação anterior tiver sido efectuada sob pedido e responsabilidade do cliente.
 

Devoluções Comerciais

 

Para compras à distância (online e a receber na morada via transportadora), a Lei Portuguesa estabelece ao consumidor um prazo de 14 dias (vulgarmente conhecido como período de reflexão) após tomar posse física dos bens, durante o qual pode devolver o(s) artigo(s) sem a necessidade de indicar um motivo, nas condições de utilização em que estes se encontravam aquando da entrega.

Nos casos de livre Resolução de Contrato, os portes de devolução ficam a cargo do consumidor, conforme estipulado no n.º 2 do artigo 13º do Decreto-Lei n.º 24/2014, de 14 de Fevereiro.

Para compras efetuadas diretamente na sede da RubInfor, ao contrário do que acontece nas compras à distância, a Lei Portuguesa não estabelece a obrigatoriedade da empresa vendedora (neste caso a RubInfor) a aceitar a Resolução de Contrato (Devolução) caso esse artigo esteja em conformidade.

O levantamento de encomendas na sede da RubInfor (LOCAL AMADORA) decorrente de reservas ou compras previamente feitas através da Loja Online, será aplicada a legislação que rege as compras efetuadas diretamente no espaço comercial, não contando desta forma como uma compra efetuada à distância.
 

Nunca deverá enviar o artigo para a RubInfor sem ter previamente preenchido/ enviado o pedido de devolução e receber confirmação para proceder ao envio.

Todos os artigos serão verificados à chegada na RubInfor e só serão aceites para trocas ou devolução os que respeitem as seguintes condições:

   - O artigo devolvido tem de estar intacto e sem qualquer marca/dano de uso.

   - O artigo terá de ser devolvido juntamente com a sua embalagem, manuais e acessórios imaculados.

   - O Cliente terá de solicitar o pedido de devolução do seu produto preenchendo o formulário Pedido de RMA e enviar para o e-mail: geral@rubinfor.pt

   - Juntamente com o bem devolvido, terá de juntar Pedido de RMA e cópia da Fatura de Compra onde consta esse mesmo artigo. Este ponto é fundamental. O não cumprimento desta norma levará á recusa imediata do RMA.

   - Na embalagem exterior mencione numa parte visível o número atribuído ao Pedido de RMA (MUITO IMPORTANTE)

   - Prazo de Devolução: Até ao 14º dia consecutivo, após tomar posse física dos bens.


Salvo anomalia técnica, existem artigos que pela sua natureza não podem ser aceites para devoluções/trocas:

   - Não são aceites trocas ou devoluções de televisões, portáteis, impressoras, telemóveis, smartphones, smartwatchs ou tablets que tenham os selos das embalagens da marca quebrados.

   - Não são aceites trocas ou devoluções de auriculares/auscultadores/headsets, baterias, pilhas, cartões de memória, discos externos, consumíveis ou software.

   - Não se aceitam devoluções de artigos/produtos solicitados à medida, nomeadamente configurações de computadores.


Antes de adquirir um produto, certifique-se que o mesmo vai de encontro ao que pretende e coloque eventuais dúvidas/questões sobre ele através do nosso e-mail.


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